ESCOVA DE DENTES
- MG Odontologia Integrada

- 9 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de ago. de 2019
Como escolher o modelo ideal para você?

A escova é o objeto mais importante da escovação dentária, pois sua fricção sobre o dente que vai fazer a remoção mecânica da placa bacteriana. Na escolha devemos observar:
Ao contrário do que se pensa, quanto menor for a cabeça da escova melhor ela será (podendo até ser do tamanho infantil), pois assim ela consegue atingir áreas menores e mais escondidas, contribuindo para uma limpeza mais adequada.
As cerdas devem ser macias e homogênias. As médias e duras podem dar a impressão de maior limpeza, mas lesam a gengiva e os dentes, provocando retração gengival.
Cabeça flexível proporciona uma limpeza mais eficaz em dentes mal proporcionados.
Cabo ergonômico e com boa empunhadura, garantindo a execução dos movimentos.
Limpadores de língua e massageadores de gengivas não são necessários pois as cerdas das escovas já são capazes de realizar essas ações.
Escovas elétricas são indicadas para pessoas que tem dificuldade motora. No caso de pessoas sem problemas, não estão indicadas para que não se perca a habilidade da escovação.
O ideal é que as escovas sejam trocadas sempre que estiverem mostrando sinais de desgaste, como cerdas desalinhadas, tortas ou tufos “abertos”, ou em no máximo três meses.



Comentários